Oi, tudo bem?
Eu sou a Juliana e esse é o Mundo da Ju!!!
Fomos visitar Rio das Flores, uma cidade de 8.700 habitantes (+/-), que fica no Centro Sul Fluminense.
Na cidade tem cachoeiras, mirantes, trilhas, fazendas da epoca do café e Igrejas, uma delas é a Igreja Matriz de Santa Tereza D'Avila, nessa igreja o Santos Dumont e sua irmã Sophia foram batizados. A Igreja foi construida em 1851, quando Rio Das Flores ainda era Vila de Santa Tereza.
Visitamos a Fazena do Paraizo, uma fazenda super preservada e com muita historia para contar.
Essa fazenda foi adquidirida por Domingos Custódio Guimarães em 1845, nessa época ele era o Barão de Rio Preto, tempos depois se tornou Visconde do Rio Preto.
Antigamente as sedes das fazendas eram construídas aos poucos, por comodos, mas a sede da Fazenda do Paraizo foi construída toda de uma vez e se tonou a residencoa fixa do Barão do Rio Preto.
São 58 comodos bem conservados, distribuidos por alas. Grande parte da mobilia e dos quadros são originais. O casarão abriga quartos de dormir, alcovas, quartos de banho, um grande salão de jantar com uma vista lindíssima para um jardim e o coreto, essa sala também abriga um grande painel que retrata o Rio de Janeiro na época do café. Uma curiosidade é que 01 dos barcos pintados nesse painel cria a ilusão de se mover, se você estiver no canto direito, ele estará com a proa voltada para a direita, mas a medida que você se move para a esquerda do quarto, a proa também vira para o lado esquerdo.
O Casarão possui salas separadas para os homens e para as muheres. A sala das mulheres com objetos musicais, leitura e costura, possui uma vista linda do jardim da frente da casa. A sala dos homens possui objetos caracteriscos da época, como escarradeiras e as armas.
A fazenda ainda conta com uma Igreja dentro da casa, com 02 andares. Na parte de baixo era onde os empregados e escravos assistiam as missas e em pé, pois não tinham bancos, a parte de cima conta com um mezanino com entrada pela parte social da casa e era de lá que a a familia e os convidados ilustres assistiam as cerimonias.
Hoje o casal Simone e Paulo Roberto moram na fazenda e realmente vivem na sede da Fazenda, por issso não é possivel fotografar ou filmar o interior da casa, afinal é a casa deles.
Mas se você gostou e quer conhecer a Fazenda do Paraizo, é possível fazer a visita guiada, basta agendar pelos telefones: 24 2458-0093// 24 99859-5727. Visite também o instagram deles @fazendadoparaizo_rj
Não podem deixar de visitar a Florart, uma associação de artesãos de Manuel Durtae e Porto das Flores (distritos de Rio das Flores). A loja fica em uma antiga estação ferroviária, lá elas tem à venda peças lindíssimas feitas em cerâmica, bordados, trançados de gaboa, aplicaçãoes em tecidos.
Vale a pena visitar e levar para casa algumas peças. Se quiser conferir pode acessar: @florart_aamp.
Quando a fome aparece, a melhor solução é a Fazenda Santo Inácio, uma fazenda muito facil de chegar, com ótimo acesso pela via principal.
O casarão fica aberto para atendimento no horário do almoço, servindo uma comida deliciosa no fogão à lenha. O mais legal é que você vai até a cozinha e se serve diretamente do fogão onde as comidas são preparadas. Tendo a possibilidade de conversar diretamente com as cozinheiras.
O serviço é excelente, você é atendido pelos proprietarios que estão sempe dispostos a nos ajudar e ns servir com o melhor que tem, Ana Célia nos atendeu com um grande soriso no rosto. O valor da refeição é preco fixo, podendo comer a vontade e sem contar que tem sobremesas deliciosas. As bebidas são a parte.
Aproveite e dê uma olhada no instagram deles: @faz.santo.inacio
Gostaríamos de ter visitado o sítio do Sossego, lá tem parede de escalada, cachoeirinha, trilha de aventura, um lavandário maravilho e um mirante lindíssimo, com vista para as montanhas e para um por do sol incrível. Mas, no dia de nossa viagem, estava fechado.
Para mais informações sobre esse local, acesse @sitio.do.sossego
Outro lugar que não conseguimos visitar foi a escadaria que dá acesso ao Igreja de Santa Tereza D'Avila, pois tinham cachorros dormindo nela e achamos prudente não incomodar o sono deles.
Esse passseio fizemos em 01 dia, chegamos pela manhã e finalizamos no final da tarde, mas se você quer se hospedar lá e aproveitar da noite da cidade, também é possivel.
Ainda é possivel conhecer o distrito de 3 Ilhas, que é distrito de Belmiro Braga/MG, mas é super perto de Rio das Flores. 3 Ilhas é um lugar charmoso, com opção de passseios pelas fazendas da região, restaurante e hospedagem.
Outra opção de hospedagem é a Fazenda União, um lugar rico de histórias dos tempos do café e de uma beleza muito preservada. Conheça através de sua página @fazenda_união
E esse foi nosso dia de passeio em Rio das Flores, no interior do Rio de Janeiro. Você ja conhecia a cidade e a região? Me conte sua história na cidade. E se gostou deste post, pode assistir ao vídeo que está disponivel no canal Mundo da Ju.
Quer que fale sobre outra cidade? Deixe sua sugetão para o próximo post.
Até mais,
Juliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário