Quarto Montessoriano

Postado em 22.4.16

Eu adoro tudo o que está relacionado ao universo infantil. Para falar a verdade, estou sempre pensando em o que as profissões e os segmentos que existem hoje podem se adaptar para atender às crianças. Ou se a atividade que estou fazendo pode ser feita com e por crianças, em como dar autonomia para elas. Não sei se este pensamento é porque minha idade mental não está acompanhando a minha idade cronológica ou se é por ver que as crianças podem fazer muito mais do que estamos acostumadas, só depende do estimulo certo.

Bom, mas essa história toda é porque ontem eu li uma reportagem interessantíssima da Bruna Menegueço, na revista Casa e Jardim e fiquei super encantada. Não sabia que existia o termo Montessoriano, mas já imaginava que era possível manter tudo à mão de quem vai usar, as crianças.
De acordo com a reportagem, este método foi desenvolvido pela educadora Maria Montessori, em 1907.

(via)

A ideia deste projeto é manter tudo à vista e à mão das crianças, permitindo que elas desenvolvam a autonomia e possam brincar, ler, usar o item que quiser, com liberdade, pois será tudo planejando para ela. É fazer um quarto de criança para crianças.
A desenvolvedora do projeto indicada alternar os objetos (brinquedos, livros, jogos) a cada 15 dias, estimulando as crianças a utilizar tudo o que tem no quarto e procurar os objetos preferidos.

(via)

Além de ter os objetos à altura dos olhos e acessíveis, a educadora indica que outros itens também são importantes para o desenvolvimento das crianças, como:
Manter espelhos pelo local, para que as crianças possam se reconhecer;
Tapetes com textura, o que permite delimitar espaço de brincadeiras e para que as crianças possam ter experiências sensoriais. Já que eu não sou especialista, não posso discordar, mas como não tem esta informação na reportagem, acho que posso dar meu pitaco... Seria melhor colocar tapete fáceis de lavar, para não acumular ácaros e poeira.
Barras de proteção nas paredes estimulando a criança, quando esta estiver confortável para isso, à ficar de pé e começar a andar.
Dicas de segurança não preciso falar nada, toda mãe e pai já estão cansados de saber o que precisam evitar e o que devem utilizar para proteger seus filhotes.
Não se acharam também, mas isso é fantástico, porque sempre pensamos nos quartos de criança que facilitam a vida dos adultos.

(via)



Um comentário:

  1. ola te entiquei pra uma tag la no meu blog confere la
    kulakentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir