A Semana Criativa de Tiradentes além de ser um
projeto cultural e social, é um projeto lindo e incrível, com o objetivo de
divulgar e valorizar a cultura, a tradição o trabalho artesanal.
A organização do evento, promove o encontro entre os artistas
(artesãos e artistas plásticos) com pessoas de todas as partes do mundo. O
artesanato brasileiro é visto e celebrado por muitas pessoas. Só no ano passado
(2024), foram mais de 14 mil visitantes circularam por Tiradentes durante os
quatro dias do festival, isso foi 40% a mais que em 2023. Atraindo pessoas de todos
os estados brasileiro, além de países como Argentina, Canadá, Colômbia,
Finlândia, França e Noruega que vieram até Tiradentes para conhecer a cidade, o
artesanato, a cultura e acompanhar os bate-papos e lançamentos, participar de
oficinas.
Além da programação social, conta ainda com o Espaço
Festivo, um dos pontos altos da programação, que reúne em média, mais de 2 mil
pessoas em suas três apresentações.
A Semana Criativa também reforça ainda o compromisso com a
sustentabilidade social e ambiental. Todas as estruturas cenográficas são
reaproveitadas desde 2017 e o festival aboliu copos descartáveis, distribuindo
modelos reutilizáveis com apoio dos patrocinadores. Possui pontos de hidratação
gratuitos e o uso de banners reciclados em ecobags, por meio da parceria com o Movimento
Eu Visto o Bem.
Mais de 97% das garrafas de cerveja e vinho do Espaço
Festivo foram recicladas e a venda revertida para o abrigo de idosos da cidade.
O Resultado deste grande movimento, que é a Semana Criativa
de Tiradentes, são produtos criativos e cheios de histórias, uma verdadeira
maratona de conteúdo e de experiências em torno do artesanato, que acontece
sempre no mês de outubro.
A 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes aconteceu entre
os dias 16 e 19 de outubro de 2025.
O festival já está consolidado no calendário criativo do
país e cresce cada vez mais a cada nova edição. E esse movimento se traduz na
adesão de grandes patrocinadores que enxergam a cultura como um poderoso motor
de transformação.
Nesta edição de 2025, foram 04 patrocinadores master, que
ajudaram a impulsionar essa potência criativa: Coral, Electrolux,
Eliane/Decortiles e Ambev com a marca Stella Artois,
A 9a edição da Semana Criativa de Tiradentes mais uma vez
surpreendeu e inspirou, valorizando a da cultura, do design e da tradição
brasileira.
Acesse o vídeo aqui
Me siga nas Redes Sociais:


Nenhum comentário:
Postar um comentário